sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Entropia de software


Esbarrei no termo esses dias lendo sobre "What Is Time? One Physicist Hunts for the Ultimate Theory", e achei muito interessante a definição. Nunca havia parado para realmente entender o termo, mas é incrível como está conectado sobre várias áreas do cotidiano, inclusive no trabalho de Analista de Sistemas.

Por definição entropia é uma função de não conservação de estado. Ou seja, pouca entropia define que o estado da coisa está pouco alterado, muida entropia define que o estado está bem alterado em relação ao estado inicial. Existe um ponto máximo de entropia, podemos defini-la como "pior que está não fica". Ou seja as coisas tendem para o caos e a desordem automaticamente, aumentam a entropia.

Um exemplo simples é quando deixamos um maço de folhas empilhados sobre a mesa e depois saimos, depois de uma semana, quando voltarmos, muito provavelmente o maço estará desorganizado.

Relacionando com desenvolvimento de softwares, quando começamos um projeto sabemos onde está tudo, o softwaer funciona e a coisa está organizada, dai então entra outro programador, outra equipe, os prazos apertam, etc, e a coisa começa a ficar um pouco mais confusa. Nesse momento estamos aumentando a entropia, as coisas começam a ficar mais desorganizadas ou não documentadas. Com a evolução do software e manutenções corretivas se atinge um estado de entropia máxima, e o sistema não suporta mais "novas funcionalidades" e sequer correções pequenas se tornam uma tortura. Esse é o ponto de reescrever o software ou o módulo.

2 comentários:

  1. Olá, gostei muito deste site!

    por favor visite meu site: www.elevahost.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela definicao, muito bom...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.