terça-feira, 6 de maio de 2008

Sistemas distribuídos

Uma das coisa que está muito comum hoje em dia é a utilização de aplicações distribuídas. Esse tipo de aplicação se caracteriza pela distribuição das tarefas mais de um equipamento. Em Java a utilização de EJBs, WebServices, RMI e JMS tornaram isso ainda mais fácil.

Iniciativas como o World Community Grid é um dos projetos que torna cada vez mais acessível ao usuário domestico a participação no processamento problemas como a cura do câncer ou o projeto genoma. Com o aumento da colaboratividade causado pelas redes de computadores o assunto está em pauta. Alguns softwares de pesquisa para o computador pessoal estão colocando essa idéia em pratica e já é possível em uma pesquisa por um arquivo qualquer ver se ele existe não só no computador pessoal, mas em qual computador da rede ou empresa.

Hoje há ainda softwares como o Wuala que permite a utilização de um sistema de arquivos distribuído. Quando você salva um arquivo nesse ambiente ele é copiado para uma série de computadores na internet. Quando você precisar do arquivo ele simplesmente baixa o arquivo de um desses computadores e o interessante é que a pessoa que etá guardando o arquivo tem acesso a ele.

No próximo blog vou tentar colocar aqui um trabalho de pesquisa que estou fazendo com o Lucene para ambientes distribuídos para ilustrar melhor a situação.

3 comentários:

  1. Diego, estou fazendo uma monografia baseada em sistemas distríbuidos e agradeceria se pudesse me dar algumas dicas, me enviar algum material e tal! obrigada Cleide

    ResponderExcluir
  2. oi Cleide, me manda seu email, ficaria lisongeado em ajuda-la.

    ResponderExcluir
  3. Diego, estou fazendo um trabalho sobre sistema distribuido embarcados e não achei muita informação na internet. Vc tem algum material referente a este assunto?

    Obrigado

    Alan
    email: alan.rage@gmail.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.