sábado, 27 de junho de 2009

Hadoop+HBase, i did

Consegui, rodando e funcionando, vamos aos detalhes.

Bem, aqui para a banda tupniquim o assunto ainda não está na moda, making a long history short, o hadoop é uma implementação em java do paper do Google sobre o sistema de arquivos distribuidos para aplicação do algoritmo Map/Reduce e o Bigtable.

Basicamente a ideia é a seguinte: Os arquivos de dados ficam espalhados em um cluster de computadores, cada arquivo é quebrado em n pedaços de tamanho definido, cada pedaço fica em n nós do cluster, para garantir disponibilidade caso um nó que guarda o dado falhe. O processamento dos dados é feito por um algoritmo que mapeia as informações e outro que reduz. Se um trabalho precisar ler algum arquivo, esse trabalho é executado no mesmo computador onde os pedaços dos arquivos estão, como os arquivos estão espalhados, ele é executado paralelamente. Os dados a serem processados podem ser armazenados em arquivos texto em um "banco de dados não relacional" (HBase), que está armazenado no cluster. A figura 1 exemplifica um pouco.


Figura 1


A configuração do ambiente é um pouco complicada de início e requer um ambiente unix, eu instalei no Ubuntu e no Mac sem maiores problemas. Irei falar do processo de configuração em outro post, o sistema é composto de vários componentes, são eles: namenode, datanode, jobtracker, tasktracker, hbase-master e hbase-region-server.

O namenode é responsável pelo sistema de arquivos distribuídos. Ele guarda uma tabela que armazena informações sobre os pedaços dos arquivos e os datanodes onde eles estão armazenados. Quando uma requisição de abertura de arquivo chega ele informa para o cliente quais datanodes tem o arquivo e o cliente pede diretamente ao datanode. Se um datanode falha ele manda os outros datanodes que contem cópia dos pedações dos arquivos que estavam no que falhou se redistribuirem, ele mantém a proporção de disponibilidade do arquivo. Ele é o único ponto de falha do sistema, pos ele é que contem a imagem do sistema de arquivos distribuído.

O datanode é o lugar onde o dado está realmente armazenado. Quando um datanode entra no ar ele se conecta no namenode e aguarda novos pedaços de arquivos para armazenar e cuidar.

O jobtracker e o responsável por tratar os novos trabalhos de Mapreduce que chegaram no sistema. Quando um novo trabalho chega o jobtracker conversa com o namenode para descobrir em quais datanodes estão os pedaços dos arquivos o novo trabalho precisa e copia o trabalho para os tasktrackers que estão rodando no mesmo servidor do datanode.

O tasktracker é o responsável pela execução dos trabalhos em si, ele executa a operação de Map, mapeando os valores que deverão ser reduzidos em algum outro tasktracker ou localmente.

O hbase-master controla as tabelas do sistema e alocação dos dados.

O hbase-region-server controla uma região de dados.

Uma coisa que confunde as vezes, mesmo lendo os papers e wikis na net, é o algoritmo MapReduce. Vou tentar dar uma pequena revisão, mas para maiores detalhes é melhor o paper. Basicamente a função Map deve mapear os valores, relacionando-os a uma chave e passando para o Reduce enquanto esse reduz os valores e cria a saída final ou intermediária. Vamos ao

Exemplo:
Você deseja saber a média de salário e idades, por bairro, de toda a população do Brasil, que está armazenada, habitante por habitante, em uma tabela de alguns teras.


HABITANTES
Nome Bairro Sexo Salário Idade
nome1 bairro1 M 1000 18
nome2 bairro1 F 700 24
nome3 bairro2 M 230 19


A função Map irá gerar a informação:

Chave Valor
bairro1 => 1000, 18
bairro1 => 700, 24
bairro2 => 230, 19

Parece estranho a informação bairro1 estar duplicada, mas é assim mesmo, ela vai ser reduzida pela parte de reduce. Todos os valores para a mesma chave são passadas para o mesma instância, ou seja, a redução será executada também em paralelo. Se desejar alguma informação composta, basta gerar uma chave composta, exemplo bairro1-M para se você deseja saber por bairro/sexo.

Na verdade o processamento de dados complexos tem mais detalhes que ficam complicados somente com o MapReuce, muitas das vezes é necessário fazer pré-processamento ou junções com os dados é fazer tudo isso na mão da um bocado de trabalho, mas para isso existe o Cascade, mas esse é outro assunto que estou testando, assim que terminar os testes farei um novo post. No próximo post sobre o Hadoop irei colocar alguns exemplos de código e documenta-los, essa explicação inicial servirá como base para os póximos, nos vemos lá.







Um comentário:

  1. Legal esta iniciativa, a partir de hj vou acompanhar este blog para entender o hadoop!!!

    Abraço

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.