quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pequeno Review: Design Emocional


Estou lendo vários livros que estavam enfileirados na minha lista. Dentre eles estão dois livros que trata de alguns termos que a maioria dos desenvolvedores e arquitetos de software só sabem que existe por causa da reclamação que fazem, os usuários. Os livros são Design Emocional e Abou Face 3.

Acabei semana passada de ler o Design Emocional e posso dizer que é um livro muito bom. No final o autor começa a falar um pouco sobre robotica e foge da realidade da maioria de nos, mas é muito interessante.

Resumindo o livro, o autor fala de três níveis de percepção emocional das coisas e como ela interferem na usabilidade e "desejabilidade" do software. Os níveis são o viceral, que trata das coisas que gostamos a primeira vista, o comportamental, que fala sobre como a usuabilidade interfere na iteração do software, e o reflexivo, que trata coisas como conhecimento passado e como ele afeta nas coisas do hoje.

Se você quer entender o usuário e como melhorar sua iteração para conseguir que o seu produto se encaixe melhor no seguimento que atua você deve ler esse livro. Eu já estou colocando em prática algumas coisas aprendidas nesse livro e é interessante ver a cara do seu usuário, um verdadeiro 8-).




2 comentários:

  1. A emoção é, sem dúvida, um dos pontos mais explorados quando falamos de experiência com usuário. Parabéns pelo post, muito legal a recomendação! Já estou comprando,abraços.

    ResponderExcluir
  2. Fala Edvandro, realmente muito bom esse livro, recomendo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.